sexta-feira, 17 de abril de 2009

DIETA DA USP

Se decidiu que quer fazer uma dieta para emagrecer de uma forma rápida em 14 dias está no sítio certo. A dieta da USP, promete uma perda de 14 kg em 14 dias. A dieta USP não tem nada com a Universidade de São Paulo!
Apesar de este número ser muito exagerado é possível perder cerca de 7 a 10 kg em duas semanas com esta dieta. A dieta da USP é uma dieta restritiva, com poucos hidratos de carbono e calorias. Prepare-se, se gosta de comer, vai passar sem os seus alimentos favoritos e sofrer um pouco. Esta dieta não é das mais fáceis de seguir pois são 2 semanas de esforço super intensivo!
É importante perceber que esta dieta vai fazer perder peso e emagrecer. Esta perda de peso vai ser uma perda de gordura, perda de músculo e perda de água. Nem tudo é queima de gordura e depois de acabar esta dieta vai volta a ganhar peso em água, músculo e gordura.
Esta é considerada uma dieta de emergência, se quiser perder 5 kilos em 1 semana para ir a uma festa, ou se quiser perder 10 kilos em duas semanas para ir a um casamento. Muitas pessoas tem curiosidade em começar uma dieta restritiva com poucos hidratos e pensam se existem efeitos secundários sobre os quais devem ter conhecimento.
Uma dieta restritiva deste género pode dar problemas para pessoas com certas doenças, especialmente se estiver a tomar medicação para algum tipo de problema. Muitas fezes os efeitos secundários não são graves mas deve sempre falar com o seu médico antes de fazer uma dieta radical como esta. O médico tem de ver o seu progresso e potenciais mudanças nas dosagens da medicação.
Um efeito muito comum da dieta da USP é a diminuição dos níveis de açúcar e glicemia no sangue. Isto é importante para pessoas diabéticas, especialmente as que necessitam de insulina ou medicação. Como as dietas de poucos carbo hidratos causam mudanças no açúcar no sangue é importante falar com o médico antes de fazer uma dieta para emagrecer deste tipo.
O efeito principal da dieta da USP é o emagrecimento. Tecnicamente isto não é um efeito secundário, mas os efeitos relacionados com a perda de peso incluem a regulação da pressão sanguínea, melhoramento ou desaparecimento de problemas digestivos e melhoramento de problemas respiratórios.
Se estiver a tomar medicação para a hiper-tensão ou pressão sanguínea alta, um efeito da dieta da USP é a mudança da pressão arterial. Assim deve consultar o seu médico para rever a quantidade ou a necessidade de medicação. O mesmo se aplica a problemas digestivos e intestinais, se sentir diferença no melhoramento e desaparecimento dos sintomas o seu médico deve fazer um diagnostico novo.
Outros efeitos da dieta da USP inclui a diminuição do apetite para açúcares e doces, mais sentir-se mais energia, menos inchada e com menos gases, o seu estômago vai estar melhor, níveis de açúcar no sangue mais saudáveis, menos pressão sanguínea, menos retenção de líquidos e claro menos gordura corporal.Existem alguns efeitos secundários que não são perigosos mas podem ser inconvenientes. Estas dietas restritivas como a dieta da USP, na primeira semana pode sentir dores de cabeça, náuseas, tonturas, falta de força e cansaço, fácil irritabilidade e azia.
Há também um conjunto de efeitos que são específicos para as mulheres. Na primeira semana da dieta da USP pode ter mudanças no ciclo menstrual. Este efeito é causado pelo ajustamento do organismo a um novo estilo de alimentação. Os efeitos positivos da dieta da USP vem depois, a menstruação é menos e vai ter menos dores e diminuição de outros problemas enquanto está a fazer uma dieta com poucos hidratos de carbono.
Estes efeitos secundários são fáceis de reduzir se beber água suficiente e estiver bem hidratada, dormir bem e ter a certeza de não estar sempre com fome. Em casos raros estes efeitos secundários iniciais podem durar até 10 dias mas normalmente duram entre 5 a 7 dias.
Aqui está a receita e cardápio para a dieta da USP. Esta dieta tem um ciclo semanal que deve ser feito duas vezes, no 15º dia pode voltar aos seus hábitos regulares, mas não abuse na gordura senão vai voltar à estaca zero.
Dia 1
Manhã: Café preto sem açúcar, com adoçanteAlmoço: 2 ovos cozidos e ervas a desejarJantar: Salada de alface com pepino e salsão à vontade
Dia 2
Manhã: Café com bolacha cream-crakersAlmoço: 1 bife grande com salada de frutas à gostoJantar: Presunto à vontade
Dia 3
Manhã: Café com biscoito cream-crakersAlmoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradasJantar: presunto e salada
Dia 4
Manhã: Café com biscoitoAlmoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontadeJantar: Salada de frutas e iogurte natural
Dia 5
Manhã: Cenoura crua espremida com limão e café pretoAlmoço: Frango grelhado à vontadeJantar: 2 ovos cozidos com cenoura
Dia 6
Manhã: Café com biscoitoAlmoço: Filé de peixe com tomate à vontadeJantar: 2 ovos cozidos com cenoura
Dia 7
Manhã: Café com limãoAlmoço: Bife grelhado e frutas à vontadeJantar: Comer o que quiser, menos doces e bebidas alcoólicas
As ervas permitidas são o agrião, chicória e a alface. Pode beber água, café e chá o sempre que quiser.
Depois de completar esta série deve recomeçar do primeiro dia. Quando chegar ao 15º dia pode voltar a comer o que quiser, mas com medidas porque vai engordar outra vez. Na dieta da USP não pode trocar alimentos de dia e não pode trocar a ordem dos dias. A dieta da USP está feita para aumentar o metabolismo e para não entrar em estado de falta de nutrição. Para a dieta funcionar deve seguir o plano com exactidão caso contrário não funciona. Existem muitas dietas para emagrecer por onde escolher.
A dieta USP não é uma dieta fácil, pois são duas semanas com um plano alimentar muito restrito e a maioria das pessoas com excesso de peso não conseguem fazer uma dieta tão radical assim de uma vez. Se não sente confiança para fazer a dieta da USP comece com uma dieta mais fácil como a dieta da sopa, que também dá resultados rápidos, mas tem a duração de uma semana em vez das duas da dieta da USP. Espero que consiga perder os 14 kilos em 14 dias, boa sorte!
Primeiro DiaManhã: Café preto sem açúcar, com adoçante. Almoço: 2 ovos cozidos e ervas a desejar. Jantar: salada de alface com pepino e salsão à vontade. Segundo DiaManhã: Café com bolacha cream-crakers Almoço: 1 bife grande com salada de frutas à gosto. Jantar: Presunto à vontade. Terceiro DiaManhã: Café com biscoito cream-crakers. Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas. Jantar: presunto e salada. Quarto DiaManhã: Café com biscoito. Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade. Jantar: Salada de frutas e iogurte natural. Quinto DiaManhã: Cenoura crua espremida com limão e café preto. Almoço: Frango grelhado à vontade. Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura. Sexto DiaManhã: Café com biscoito. Almoço: Filé de peixe com tomate à vontade. Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura. Sétimo DiaManhã: Café com limão. Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade. Jantar: Comer o que quiser, menos doce e bebidas alcoólicas. Observação : 1 - Depois de completa esta série, comece novamente desde o primeiro dia ao sétimo dia. Depois de 14 dias você terá perdido 14 Kg. No 15º dia você poderá retornar a seus hábitos alimentares normais.2 - Ervas permitidas: agrião, chicória, alface. Pode beber água, café e chá o dia inteiro.3 - Não deve trocar os alimentos e nem substituí-los de horário.
window.google_render_ad();

LINHAÇA EMAGRECE

Os benefícios da Semente de Linhaça
É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:-- Rejuvenescedor-- Baixa de peso-- Auxilia no combate a anemia-- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...-- Auxiliar no combate à acne.-- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;-- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;-- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.-- Vitalidade Física-- Sistema Digestivo-- Sistema Nervoso-- Doenças Inflamatórias--Retenção de Líquidos-- Sistema Imunológico-- Sistema Cardiovascular-- Funcionamento Intestinal-- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa-- Para combater a agressividade e a obesidade-- Condições da Pele e do CabeloVeja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça: Valor calórico 43 KcalCarboidratos 1 gProteínas 2 gGorduras totais 3 gGorduras Saturadas 0 gGorduras Trans 0 gFibra alimentar 3 gÔmega-3 58%Ômega-6 16 %Sódio 7,8 mgAlém disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor. As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.
Vitalidade Física: Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia.A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.
Baixa de Peso:A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida . Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.
Combate ao Cancer:de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é ; a LIGNINA.A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais.Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.
Condições da Pele e do Cabelo: Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave . É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoríase e eczema . Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc. É excelente para a calvície . Essa é uma boa notícia para quem sofre de fixar e NUTRIR teu cabelo. Não use vaselinas que danificam teu coro cabeludo e teu cabelo.Sistema Digestivo:Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal.Lubrifica e regenera a flora intestinal . Expulsão de gases gástricos .É um laxante por excelência.Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.
Sistema Nervoso: É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhoras funções mentais dos anciãos , melhora os problemas de conduta(esquizofrenia). A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais eurotransmissores(reanimações naturais) .
Doenças Inflamatórias:O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc.
Retenção de Líquidos:O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre àinflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.Sistema Imunológico:A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS.A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.Sistema Cardiovascular: É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária alta pressão arterial , arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. É excelente para regular o colesterol ruim . O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares.Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3.
Funcionamento Intestinal:Para a melhora do funcionamento intestinal: de uma noite para o dia, coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe "descansar" por 12 horas, tome somente a água em jejum pela manhã.Para evitar o desperdício as sementes podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes vitaminas...
Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa:Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa.... Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça preferencialmente triturada (como uma farofinha) sobre os alimentos. Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.Para combater a agressividade e a obesidade:duas colheres de sopa de linhaça trituradas no liquidificador. Coloca-se água ou suco para adoçar. Todos os dias; tomados em intervalos durante o dia na média de 4x ao dia; essas duas colheres. 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas (moa uma xícara no liquidificador e guarde o restante no freezer) - 3 colheres de sopa de água Modo de preparo:Misture a farinha e a água em uma tigela pequena. Deixe descansar por 1 a 2 minutos. (Torna-se muito espessa se ficar mais tempo). Em algumas receitas abundantes em líquidos, as sementes de linhaça moídas podem ser adicionadas diretamente aos ingredientes secos.Modo de Usar na maioria dos casos: Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas.

DIETA DA LUA

Dieta da Lua
A dieta da Lua parte do princípio que assim como a Lua influencia as marés, ela também é capaz de influenciar os líquidos do noss corpo. Na dieta da Lua, a cada mudança de fase da Lua, a pessoa se limita a se alimentar apenas de sucos, sopas e líquidos durante 24 horas. A promessa é emagrecer até 4 kgs por mês ou 1 kg por semana, visto que a mudança de lua ocorre 4 vezes por mês.







Exemplos do que você pode consumir de acordo com a dieta da Lua
Sopas, por exemplo, de espinafre, cebola, frango (somente o caldo), não usar batatas nas sopas
vitaminas de frutas sem açúcar
iogurte com aveia
chá sem açúcar
pelo menos 8 copos de água


PQ SOJA É BOM

Soja é um grão rico em proteínas, cultivado como alimento tanto para humanos quanto para animais. A soja pertence à família Fabaceae (leguminosa), assim como o feijão, a lentilha e a ervilha. A palavra soja vem do japonês shoyu. A soja é originária da China.

O maior produtor de soja do mundo são os Estados Unidos, seguido do Brasil, Argentina, China, Índia e Paraguai[1]. A produção mundial de soja em 2004 foi de 190 milhões de toneladas.

O óleo de soja é o mais utilizado pela população mundial no preparo de alimentos. Também é extensivamente usado em rações animais. Outros produtos derivados da soja incluem óleos, farinha, sabão, cosméticos, resinas, tintas, solventes e biodiesel.

A soja é uma das plantações que estão sendo geneticamente modificadas em larga escala, e a soja transgênica está sendo utilizada em um número crescente de produtos. Atualmente, 80% de toda a soja cultivada para o mercado comercial é transgênica. A Monsanto é a empresa líder na soja geneticamente modificada.

A soja é considerada uma fonte de proteína completa, isto é, contém quantidades significativas de todos os aminoácidos essenciais que devem ser providos ao corpo humano através de fontes externas, por causa de sua inabilidade para sintetizá-los.[carece de fontes?]

Como ilustração do poder nutritivo da soja, saliente-se o fato de que ela é o único alimento protéico fornecido por organizações humanitárias a africanos famélicos. Com uma alimentação exclusivamente baseada em soja, crianças à beira da morte recuperam todo o seu peso em poucas semanas. Esse fenômeno ocorreu em larga escala nas crises humanitárias de Biafra (Década de 1970), Etiópia (Década de 1980) e Somália (Década de 1990).[carece de fontes?]

O processo de beneficiamento da soja, incia-se com o esmagamento, no qual basicamente se separa o óleo bruto (aproximadamente 20% do conteúdo do grão) do farelo, utilizado largamente como ração animal. O óleo bruto passa por um processo de refino até assumir propriedades ideais ao consumo como óleo comestível.

Índice 1 Nódulos Radicais
2 Imagens
3 Referências
4 Ver também
5 Ligações externas



Nódulos Radicais
Os nódulos radicais são associações simbióticas entre bactérias e plantas superiores. A mais conhecida é a Rhizobium com espécies de Leguminosas. A planta proporciona à bactéria compostos carbonados como fonte de energia e um entorno protetor, e recebe nitrogênio em uma forma utilizável para a formacão de proteínas. A simbiose entre cada espécie de leguminosa e de Rhizobium é específica. Por exemplo, Glycine max, a soja,associa-se com a bactéria Bradyrhizobium japonicum. Os rizóbios (bactérias) entram nos pêlos radicais (=da raiz), os quais se deformam. A bactéria degrada a parede e penetra por ela; o crescimento do pêlo é alterado, e forma-se, para dentro, uma estrutura tubular chamada hebra de infeccão. A hebra dirige-se à base do pêlo, e através das paredes celulares vai ao interior do córtex. As bactérias induzem a divisão celular nas células corticais, que se tornam meristemáticas, com alto poder de divisão celular. Quando os rizóbios são liberados das hebras de infeccão e penetram nas células radicais, ficam envoltos por invaginaçoes da membrana plasmática dos pêlos radicais. Devido à continua proliferação de bacteróides (rizóbios desenvolvidos) e células corticais, formam-se uns crescimentos tumorais que constituem os nódulos (Raven 2003).



Variedades da soja são usadas para diferentes propósitos.
Soja sendo preparada para a exportação.
Uma lavoura de soja.

DIETA DO CHÁ VERDE

A dieta do chá verde
Com ela, é possível perder 5kg em 15 diasO chá verde acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão

O sabor é amargo, mas logo você vai descobrir que o sacrifício de beber algumas xícaras de chá verde todos os dias vale a pena. Só para começar a lista de benefícios: ajuda a secar gordurinhas.
É sério! Essa bebida milenar (e tão na moda atualmente) tem o poder de emagrecer. E existe comprovação científica. Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, conceituada revista da Sociedade Americana de Nutrição, acompanhou dois grupos de gordinhos. Os dois seguiram um cardápio de baixa caloria. Mas só o primeiro bebeu de seis a oito xícaras de chá verde por dia. No final do estudo, esses pacientes queimaram 4% a mais de gordura que o grupo que passou longe do chá. A explicação é que a bebida tem ação lipolítica. Não só isso: “O chá verde acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão”, diz a nutricionista Vanderlí Marchiori, especializada em fitoterapia e colaboradora da Associação Paulista de Nutrição.
Mas não vale dar um ou dois golinhos – você tem de se comprometer a, diariamante, tomar pelo menos cinco xícaras. E, é claro, seguir ainda um cardápio orientado por nutricionista. A combinação chá verde + dieta pode fazer você emagrecer até 5 quilos em 15 dias!
Outros poderes
Emagrecer é apenas uma das vantagens do chá verde. Estudos feitos em importantes centros de pesquisa dos Estados Unidos e da Europa mostraram que também faz bem para a pele. Extraído da planta Camellia sinensis, tem altas concentrações de antioxidantes, considerados até mais potentes que os carotenos e as vitaminas C e E, substâncias que atuam contra as rugas precoces.
Outra pesquisa, desta vez realizada na Universidade de Tohoku, no Japão, e publicada recentemente no The Journal of the American Medical Association (Jama), mostrou que a erva é eficaz na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O consumo habitual também previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama. “Substâncias como as catequinas e os bioflavonóides são capazes de impedir alterações no DNA das células, o primeiro passo para o desenvolvimento de um câncer”, diz Vanderlí.
Um teste de laboratório apontou mais um efeito positivo do chá verde: melhora a memória. Mas os estudos para comprovar mais esse efeito estão só no começo.
O jeito certo de fazer
É muito fácil preparar o chá verde, mas há alguns segredinhos importantes para você preservar os princípios ativos da erva. Vamos lá: Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar para valer o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.
Gostinho bom
Dá, sim, para deixar o chá verde mais gostoso. Você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca para suavizar o sabor amargo, sem interferir nos efeitos terapêuticos da Camellia sinensis. Faça assim: ferva 1 litro de água com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou 1 punhado de folhas de cidreira, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente o chá verde. Abafe por 2 ou 3 minutos e coe.
Mais alguma pergunta?
Especialistas respondem às principais dúvidas sobre o uso do chá verde.
Quantas xícaras de chá devo beber por dia para emagrecer? De cinco a seis xícaras. Se você quiser ir além, fique à vontade. Segundo o clínico geral e fitoterapeuta Miguel Mussi, do Centro de Terapias Integradas, no Rio de Janeiro, o consumo do chá verde é milenar e não há notícias de efeitos colaterais, a não ser em quem tem sensibilidade à cafeína presente na composição.
Qual a temperatura e o horário ideais para se beber o chá? Em jejum, o ideal é tomar o chá morno – cai melhor no estômago vazio. Nos demais horários (lanches da manhã e tarde, meia hora antes ou duas depois das refeições principais), tome-o na temperatura que você preferir – quente, frio ou gelado –, desde que tenha sido feito da maneira adequada. E se você tiver insônia, tome a última xícara no máximo até as 17 horas.
Posso adoçar o chá verde? Sim, mas use uma quantidade pequena de mel (uma colher de chá) ou de estévia. Açúcar e adoçantes químicos prejudicam o poder do chá de desintoxicar o organismo, dificultando a perda de peso.
O chá de saquinho funciona? “Geralmente, o chá de saquinho traz várias partes da planta, como folhas e talos. Isso diminui a concentração dos princípios ativos da erva e o efeito acaba sendo apenas aromático”, diz Vanderlí.
Posso tomar cápsula no lugar do chá? Ao contrário do saquinho, a cápsula costuma ter uma dose altíssima do princípio ativo, o que pode interferir na qualidade do sono e na pressão arterial. Portanto, só deve ser usada se houver a indicação de um profissional (endrocrinologista, homeopata, fitoterapeuta ou nutricionista) de sua confiança.
O chá preto e o banchá têm o mesmo efeito do chá verde? Todos os três são extraídos da mesma planta, a Camellia sinensis. A diferença é que o chá preto e o banchá passam por processos diferentes de torrefação e fermentação que reduzem os benefícios da erva, especialmente no caso do chá preto. O banchá oferece benefícios mais próximos ao do chá verde e tem o sabor mais suave.
Dá para fazer o chá horas antes de consumí-lo? O ideal é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. “Mas a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo. Depois disso, as perdas são consideráveis”, explica Vanderlí. Então, para facilitar a dieta, prepare de uma só vez a quantidade de chá necessária para um dia, e coloque-o numa garrafa térmica ou jarra de vidro ou inox (evite recipientes de plástico ou alumínio) dentro da geladeira.
Existe algum segredo para armazenar a erva? Em local seco, fechado e ao abrigo da luz.
Tem alguma contra-indicação? Sim. Grávidas, pessoas hipertensas ou com gastrite. Se estiver usando algum medicamento também é aconselhável perguntar ao seu médico se você pode consumir o chá verde.